PEDAL NO DOMINGO

Crédito: Foto dísponível na internet

No último domingo estive na ciclofaixa paulistana para um programa familiar. Ao lado da mulher e dos filhos pedalamos do Parque do Ibirapuera até o Parque Villa-Lobos, passando pelo Parque do Povo. Dizem que este trajeto – ida e volta – totaliza 42 quilômetros, acho um pouco exagerado.

Com a meninada sem o condicionamento físico ideal, gastamos três horas no total. Fomos devagarzinho, parando para hidratar e curtir o visual, além de mais um tempo perdido para consertar a corrente de uma das bicicletas alugadas no principal parque paulistano. Uma dica: no Ibirapuera é possível alugar bicicletas para circular pela ciclofaixa. Já no Villa-Lobos os locadores não permitem a saída das magrelas das dependências do parque. As bikes do Villa são bem mais novas e estão em melhores condições do que as do Ibirapuera, principalmente para quem chega cedinho e tem a chance de escolher o seu equipamento. O ideal mesmo é que cada um leve sua própria bike.

Crédito: Foto dísponível na internet

Se você ainda não tirou um domingo para fazer este passeio, está perdendo tempo. A ciclofaixa é um sucesso, recebe muita gente de todas as idades e de níveis distintos de condidonamento e é bem organizada, faltando apenas uma sinalização mais eficiente para orientar os diversos caminhos disponíveis. A prefeitura poderia pensar em um sistema móvel de placas de solo que seriam retiradas junto com o restante da estrutura. As poucas indicações existentes são feitas com caneta escritas em uma folha de papel sulfite. Mas o pessoal que fica nos cruzamentos com as bandeirinhas nas mãos auxiliando ciclistas e motoristas é bem atencioso e fornece as informações necessárias. Em toda a extensão há ambulantes que vendem água e isotônico e profissionais que consertam bikes prontos para ajudar em alguma emergência.

No caminho é possível ver todo tipo de gente aproveitando o espaço e há respeito e tolerância entre os ciclistas mais experientes e aqueles que estão dando as primeiras pedaladas.

Porém um fato me chamou atenção. No local destinado às bicicletas passei por vários corredores, gente que estava ali treinando. Então, um alerta: a ciclofaixa, como o nome diz, é espaço único e exclusivo das bicicletas. Corredores e caminhantes devem usar a calçada, o lado de fora da faixa ou outro percurso, mas jamais dividir espaço com as magrelas. Apenas com educação e bom senso vamos conseguir manter e ampliar esta ótima idéia das autoridades municipais, que pode ser o embrião de um projeto para a criação de ciclofaixas permanentes em alguns bairros de São Paulo.

Em uma cidade com tanta falta de opção de lazer a baixo custo, ou custo zero, a ciclofaixa é uma das melhores coisas que aconteceram para a população nos últimos anos e deve ser incentivada e divulgada. Se você ainda não aproveitou, está perdendo um belo programa de domingo.

Veja mais em www.ciclofaixa.com.br

Coma bem, corra bem, viva bem!

12 Respostas para “PEDAL NO DOMINGO

  1. Boa Capri,
    A Ciclofaixa é muito legal! Sempre que consigo vou pra lá.
    45 km é o total do percurso chegando até o piscinão da Roberto Marinho(espraiada) e voltando ao Vila lobos.

    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

  2. Eu sou do Rio, mas achei ótima a idéia, São Paulo precisa disso, incentivo para as pessoas praticarem atividades físicas.

    Acho que deveria existir uma faixa para os corredores, também, pois correr na calçada não costuma ser muito legal, pois as pessoas caminhando atrapalham o treino, pelo menos aqui no Rio, não sei como é por ai.

    De qualquer forma, a idéia é muito legal.

    • Aqui as calçadas também não valem nada, Fabrício. Os parques continuam sendo a melhor saída. O Rio, pela condição natura, é uma cidade que convida as pessoas para a prática da atividade física e isso é sensacional.
      Abraço

  3. Saudações capiottti:
    Aqui na minha localidade em Salto temos uma ciclovia achei interessante a atitude do poder público dessa contruir,meu único questionamento e maioria dos saltenses foi com o valor gasto.
    Tudo que é relacionado para bem de nós esportistas sempre tera meu prestigio,aqui se não estiver enganado deve ter em torno de três passeios ciclisticos durante o ano,atualmente estou dedicando mais as caminhadas,mas quem sabe num futuro próximo eu economize um pouco e volte a comprar uma magrela.
    Devido a f1 nesse domingo em Interlagos não teremos domenical folego?mas estarei sintonizado nessa cobertura que como sempre a Bandeirantes assim no seguimento esportivo é show!
    Aproveito e felicito aos profissioanais da Bandeirantes em especial a equipe de produção e ao Mauro Beting ganhadores do premio Fodd/aceesp desse ano.
    Abraços.

  4. Também acho que ciclofaixa é ciclo. Corredor ali perde a razão.

  5. Capriotti te desejo um Feliz Natal e que 2012 seja repleto de paz, saúde, felicidades e realizações, que a chama da corrida continue sempre forte, e que vc possa desfrutar de muitas largadas e chegadas…

    Abs

    Fábio
    http://www.42afrente@blogspot.com

  6. Desejo a voce e seus seguidores os votos de abençoado natal e super 2012 com muito folego em todos seguimentos profissional,familiar.Que a estrela do menino Jesus ilumine seus caminhos sempre.
    Abraços!

Deixe um comentário